Livros para professores

À venda nas maiores livrarias online do Brasil:


Alfabetizar letrando com a literatura infantil
Cortez Editora



Autores: Fábio Cardoso dos Santos e Fabiano Moraes
Número de páginas: 176
Tamanho: 16,2cm x 23cm
Nesta obra são sugeridas práticas para se alfabetizar letrando com versões dos clássicos, com livros que contribuem com a transformação do sujeito e do mundo e com livros que dialogam com outros gêneros do discurso. São destacados os aspectos lúdico e onírico da literatura infantil e a sua importância na tradução de saberes e na reinvenção do mundo. 







Alfabetizar letrando com tradição oral
Cortez Editora


Autores: Lenice Gomes e Fabiano Moraes
Número de páginas: 184 
Tamanho: 16,2cm x 23cm 
No livro, os autores fundamentam propostas para o professor alfabetizar letrando com provérbios, fábulas, parlendas, quadrinhas, cantigas, mitos, adivinhas, lendas e contos da tradição oral. Defendem o respeito à fala do aluno e a importância da tradição oral, destacando seu caráter lúdico e intergeracional e sua relação com a literatura infantil.







Alfabetizar letrando na biblioteca escolar
Cortez Editora


Autores: Fabiano Moraes, Eduardo Valadares e Marcela M. Amorim
Número de páginas: 176
Tamanho: 16,2cm x 23cm
Com a proposta de alfabetizar letrando na biblioteca escolar e nas salas de leitura, os autores defendem a função crítica, educacional e pública desses espaços e propõem atividades com poesias, imagens, canções, periódicos, livros informativos, placas, quadrinhos, livros sem texto e narrativas curtas. 







A arte de encantar: 
o contador de histórias contemporâneo e seus olhares
Cortez Editora

 
Organizadores: Fabiano Moraes e Lenice Gomes
Número de páginas: 352
Tamanho: 16cm x 23cm

Os olhares do contador de histórias contemporâneo aqui apresentados, inseparáveis de suas vozes, trazem as cores e as formas fluidas de um caleidoscópio, como um mosaico vivo que será reinventado por quem os lê. Esses olhares, longe de esgotarem o tema a que se presta esta obra, nos instigam, nos provocam e nos fazem atentar para a relevância de se ampliar debates, conversações, diálogos e prosas sobre esse personagem milenar que, em novas roupagens, se mantém em sua presença fugidia e intangível em nossa sociedade: o contador de histórias. 

Artigos de Eliana Yunes, Gilka Girardello, Gislayne Matos, Boniface Ofogo (Camarões), Maurício Leite, Francisco Gregório Filho, Rafo Diaz (Peru), Alice Bandini, Celso Sisto, Carles García (Espanha), Lenice Gomes, Elvia Pérez (Cuba) e Fabiano Moraes.







Contar histórias:
a arte de brincar com as palavras
Editora Vozes


Autor: Fabiano Moraes 
Número de páginas: 124
Tamanho: 12cm x 19,3cm
O livro apresenta, de maneira lúdica e bem fundamentada, o processo criativo inerente ao ato de narrar, abordando, a partir de vivências embasadas em subsídios teóricos e em recursos técnicos, os processos de memorização e de criatividade a serem desenvolvidos para a prática de contar histórias. A obra é, portanto, um convite ao leitor para que ingresse nos domínios da bela e milenar arte de brincar com as palavras.